Retomar os terrores não pandêmicos, que causam dores particulares desde sempre, é o convite do sonetista Eduardo Maciel em SonetERROR (Autografia), quarto título de uma coleção de sete títulos do gênero. O livro é o único na história da humanidade a reunir sonetos de terror e horror e medos atuais – e reais – do cotidiano, como abusos, bullying, roubos, suicídio, violências, mortes e tantas fobias e chega ao mercado com Selo Destaque no IV Prêmio ABERST de Literatura 2021, promovido pela Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror.

Cada soneto apresenta ludicamente esses temas associados com a trajetória de Pierre, um personagem do submundo que nasceu como fruto da interpretação do sentido em si do livro: trazer de forma inédita uma obra inteira dedicada ao macabre, em versos. Segundo Eduardo Maciel, tal interpretação surgiu fazendo-se uma analogia com a imagem de uma flor que brota no meio de duas rochas. “Assim como a flor, é o Pierre, que avança junto com os sonetos durante todo o livro”, explica.

Em SonetError, o autor encontra uma forma de chegar até mesmo naquele medo mais escondido e utiliza entre os recursos para isso o incômodo, gerando a identificação do leitor. O sobrenatural e as lendas misturam-se ao real e o Maciel entrega, no prefácio, a própria natureza ao enfatizar a importância de reconhecer, entender, aceitar, conviver e neutralizar terrores concretos da vida real, que “às vezes parecem nos convidar a fazer pique-nique nos portões do Inferno”.

Ao todo, são 50 sonetos. Entre esses, “Pandêmico”, um momento de trevas da humanidade, e que marginalizou todos os outros medos pela urgência maior.

– O grande objetivo do livro, dolorosamente escrito nesse período pandêmico, é justamente chamar a atenção das pessoas para terrores e perigos que continuam no meio de nós, apesar da pandemia. E, com isso, ressignificar essas tantas dores, de forma lírica, avalia o autor.

 

Sobre o autor

Eduardo Maciel é gestor cultural e artista plural. Escritor, contista e poeta sonetista com um projeto de lançamento de sete livros, cujo objetivo é promover o resgate cultural das 20 diversas formas de soneto já catalogadas. O resgate cultural desse tipo poético é feito através da interlocução entre sonetos e outras formas de arte. Autor dos livros “SonetATO”, “SonetIMAGEM” “SonetILUSTRA”, que foi vencedor do Prêmio Troféu Literatura 2020 como melhor livro de poesia do Brasil e também foi aclamado por voto popular como melhor livro do ano de 2020 no Prêmio FeLiNa (Festival do Livro Nacional).

SonetError

Autografia

Eduardo Maciel

Páginas: 210

Preço de capa: R$35,90

Formato: 14 x 21cm

 www.eduardomacielartes.com.br


atualizado em 03/11/2021 - 14:50

comentários