Após o contato com o sumo de limão as mãos devem ser bem higienizadas para retirar todo o resíduo do sumo, antes de receber os raios solares

Verão, carnaval e sol. Vontade de tomar aquela caipirinha ou aquele suco de limão bem geladinho? Cuidado! Limão e sol não combinam. A Fitofotodermatite é uma dermatose que ocorre por uma combinação de contato com planta fotossensibilizante e exposição à radiação solar.

O exemplo típico são as queimaduras provocadas por limão. Os agentes responsáveis contêm furocumarinas (psoralênicos) que podem estar presentes em alimentos, perfumes, aromatizantes e cosméticos.

As furocumarinas nos alimentos são encontradas nas frutas cítricas (limão, tangerina, lima), cenoura, figo, salsinha, arnica, hibisco, arruda, canela e mama-cadela, planta usada no tratamento do vitiligo.

Prevenção

Logo após o contato com o sumo de limão , as mãos devem ser bem higienizadas para retirar todo o resíduo do sumo, antes de receber os raios solares.

Como se manifesta?

Manifesta-se por lesões avermelhadas, frequentemente com formato linear em regiões de pele descobertas pelas roupas, podendo até formar bolhas. Esses sintomas surgem entre 24 e 48 horas após o contato  e a exposição solar.

Locais mais frequentes de aparecimento das manchas: O limão, assim como outras frutas cítricas, pode sim causar aquelas marcas amarronzadas na sua pele.

– Mãos, contorno da boca, antebraços . Ou seja as áreas expostas ao sol.

Cuidados pós queimadura por limão

O tratamento é feito por meio do uso de medicamentos aplicados diretamente nas áreas acometidas.

– A hidratação da pele ajuda muito na recuperação.

– Deve-se ter atenção extra para a proteção solar da pele nas áreas com lesões.

– Em casos mais graves procurar assistência médica com dermatologista.

Texto: Dra. Hegle Rosa (Dermatologista)


atualizado em 27/02/2019 - 22:19

comentários