Ela acomete cerca de 85 a 95% das
mulheres após a puberdade

 

Lipodistrófica ginóide, popularmente conhecida como celulite, acomete cerca de 85 a 95% das mulheres após a puberdade. Dentre as diversas teorias existentes para o surgimento dessas alterações, destacam-se os fatores hereditários (tendência genética), as agressões tóxicas (tabagismo, álcool, constipação), alterações no metabolismo hídirico (retenção de líquido), falta de atividade física (levando a menor porção de tecido muscular e maior acumulo de gordura), alterações em processos circulatórios e fatores hormonais como a relação estrógeno e testosterona que levam a uma maior facilidade em acumular gordura.

Como observamos anteriormente fica evidente que a melhora da composição corporal pode atenuar e até reverter todo esse processo. Para tanto, uma boa alimentação com dieta balanceada aliada a prática de atividade física é essencial.  Outro papel para nutrição no combate à celulite está no controle ao teor de sódio da dieta o que contribui para uma menor retenção hídrica inibindo processos de estase pericapilar (fluxo normal de líquidos através dos vasos) causando edema relacionados à celulite. Ainda no combate a retenção hídrica podemos citar o papel de alguns compostos como as saponinas (encontradas na soja, feijão e quinoa) e rutinas (encontradas em cebolas, uvas e no chá preto) agem reduzindo a permeabilidade capilar levando a menor formação de edema e consequentemente menos líquido entre a pele e o tecido adiposo.

Especialista >>

A prescrição de fitoterápicos que promovam melhora na circulação ou ainda que estimulem o metabolismo lipídico é atribuída ao nutricionista, podendo ser uma alternativa viável no tratamento de lipodistrofia ginóide. Essas são apenas algumas das estratégias que o nutricionista pode utilizar para auxiliar o tratamento mas é fundamental a busca por um profissional capacitado para melhores resultados.

Endereço:

Rua Profº Folk Rocha, Bairro Jardim Ouro Branco | nº 0650 | CEP: 47802-200. Clinica Cognitiva – 2° andar, Sala 207 – Barreiras BA.

Telefone: (77) 9-9976-2386

– E-mail: augusto-porto@hotmail.com

– Whatsapp: (77) 9-9976-2386

– Instagram: @augustoportonutri

*Texto: Dr. Augusto Porto

 

Texto adaptação:
Felipe de Jesus – Jornalista


comentários