Além da natureza exuberante e de toda a riqueza histórica, o local possui estrutura completa para receber eventos empresariais, com auditórios, restaurante, serviços de buffet e hospedagem

 

Localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, a pouco mais de 100 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Complexo Santuário do Caraça é um local que mistura a exuberância da natureza a um contexto histórico que encanta os cerca de 70 mil visitantes que vão ao local todos os anos. E esses atributos atraem a atenção de empresas e produtores de eventos corporativos que estão escolhendo o Santuário para eventos empresariais, encontros de equipes, treinamentos e até mesmo lançamentos de automóveis.

O Complexo Santuário do Caraça possui estruturas que podem atender a diversos tipos de eventos, como reuniões, vídeoconferências, cursos, congressos, treinamentos empresariais, palestras, workshops, retiros, encontros religiosos, entre outros. O Centro de Convenções está localizado no 3º andar do prédio das ruínas do antigo Colégio, onde também funcionam o museu e a biblioteca. O auditório tem capacidade para 95 pessoas, é equipado com retroprojetor, projetor de slides, TV, DVD, telefone com ramal, computador com internet e wi-fi.

Além do Centro de Convenções, o Complexo Santuário do Caraça oferece serviços de hospedagem, restaurante e coffee break personalizado. Com essa infraestrutura, o local conta com um atendimento acolhedor, 40 atrativos naturais em um espaço preservado há mais de 2 séculos de história e natureza. “Ao realizar um evento nas dependências do Santuário do Caraça, o produtor oferece ao público uma experiência diferenciada, que inclui o turismo ecológico, histórico e, no caso dos eventos empresariais, o turismo de negócio. Já recebemos aqui lançamento de veículos de luxo, equipes de executivos de grandes empresas e diversas palestras e treinamentos”, explica Márcio Mol, gerente do Complexo.

E para quem for ao Santuário do Caraça a trabalho pode aproveitar e esticar um pouco a estada para conhecer as belezas e atrativos do local, uma das sete maravilhas da Estrada Real e que possui mais de 12 mil hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado, com as trilhas para os atrativos naturais, históricos e religiosos. O Santuário oferece várias opções de passeios para os amantes do turismo ecológico, das trilhas mais curtas às mais longas, que necessitam de guia, como as que levam aos sete picos, onde os mais aventureiros podem conhecer e desafiar seus próprios limites, tendo como recompensa vistas maravilhosas de encherem os olhos.

A cerca de 2 km do Santuário está uma das belezas naturais mais visitadas, a Cascatinha, uma das cerca de 40 quedas d’água e piscinas naturais que existem no Caraça. Outra trilha curtinha e que vale muito a pena é a que leva até o Banho do Imperador. O bosque, ladeado pelo Ribeirão Caraça, é cheio de encantos e lembra em sua história que, durante a visita ao Santuário, Dom Pedro II se banhou no rio e, por isto, o lugar passou a ser conhecido como Banho do Imperador.

O centro histórico do Caraça também é um roteiro à parte. Repleto de cultura e antiguidades históricas, o local possui diversos atrativos que vale conhecer, como a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que tem celebrações diárias de missas e onde se vê o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil, uma extraordinária Santa Ceia, pintada pelo Mestre Ataíde, e belíssimos vitrais franceses, o maior dos quais foi presente do próprio Dom Pedro II. Dentro das ruínas do colégio, que foi tomado pelo fogo em 1968, ficam o museu, no térreo, a biblioteca, no segundo andar, e, no terceiro, o auditório para conferências. Outro ponto de visitação são as catacumbas, onde estão sepultados Padres e Irmãos que atuaram no Santuário, desde 1774.

A gastronomia do Caraça é ponto que merece atenção especial dos visitantes. Repleta de tradições e valores do passado, a cozinha do Caraça produz delícias que conquistam o paladar de todos. Na adega, dá para ver o processo de produção do vinho tinto, do hidromel e dos fermentados de laranja, jabuticaba e morango. Há também a padaria, que fabrica pães, bolos e biscoitos, e a doceria, para doces, geleias e compotas. O queijo minas artesanal é uma das delícias mais procuradas no Santuário. É matéria prima de vários pratos da região em concursos e festivais gastronômicos e carrega a chancela “Entre Serras da Piedade ao Caraça”. O processo de fabricação existe há mais de 200 anos e ficou esquecido por 70 anos. A fabricação artesanal, feita por queijeiros locais, foi retomada em 2015 por meio do projeto Primórdios da Culinária Mineira, do Senac, que resgata técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais, com foco no desenvolvimento regional.

Ao cair da noite, após o farto jantar preparado na excelente cozinha do Caraça, é a Hora do Lobo. Os hóspedes se sentam à frente da igreja, no adro, onde é colocada uma bandeja com pedaços de carne, e ficam à espera da aparição do visitante mais ilustre do Santuário, o Lobo-guará. O animal, que aparece cada noite para comer, é o símbolo da bela harmonia entre o homem e a natureza.

O Santuário do Caraça está aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h para visitação e 24 horas para hospedagens previamente agendadas. Para mais informações e reservas de quartos ou espaços para eventos, acesse o site www.santuariodocaraca.com.br.

SANTUÁRIO DO CARAÇA

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais/MG)

Horário para visitação: Todos os dias, das 8h às 17h

Taxa de entrada: a partir de R$ 12,00 (em dias de semana)

Mais informações:

Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br

Instagram: @santuariodocaraca

Facebook: www.facebook.com/complexosantuariocaraca.

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br

 


atualizado em 08/02/2019 - 16:16

comentários