A técnica se realiza no próprio consultório médico, e é simples

Indesejadas por toda mulher, as varizes são, em termos médicos, dilatações e tortuosidades de veias. Além de comprometerem a aparência, ainda causam dores nas pernas, assim como queimação, coceira e sensação de peso.

No sistema circulatório, as veias são os vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue venoso dos órgãos ao coração. Em seu interior, existem microválvulas que têm a função de orientar e manipular o sangue, o que permite que o sangue venoso das pernas de uma pessoa em pé vença a gravidade e chegue ao coração.


Ocorre que, devido a uma propensão hereditária e a uma série de fatores, comuns sobretudo em mulheres, como o fato de se ficar muito tempo em pé, bem como a gravidez, a menopausa e a obesidade, as microválvulas das veias das pernas podem ficar doentes, dilatando as veias, que ficam tortuosas.

Todavia, a medicina estética já conhece tratamentos para a questão. O mais eficiente deles, chamado de escleroterapia, ou secagem, consiste na injeção de substâncias químicas nas veias doentes. A técnica se realiza no próprio consultório médico, e é simples. O objetivo é causar a inflamação dessas veias, o que resultará em fibrose, ou seja, no endurecimento dos vasos, impedindo a corrente sanguínea de passar por ali.

O resultado é que o sangue venoso buscará veias saudáveis para sua circulação e, consequentemente, as veias tortuosas e dilatadas não serão mais visíveis. No dia seguinte ao tratamento, a paciente já está apta a realizar suas atividades normais.

Dr. Paulo Roberto Coelho Macieira – CRMMG 42752 – Médico.


comentários