A hipnoterapeuta é um tratamento complementar, incluído no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018, que utiliza de técnicas de relaxamento e meditação guiada para mapear experiências passadas do paciente que influenciam na sua vida atual.

Ieda Sales, programadora neurolinguísta, coach e hipnoteraputa, explica que a técnica pode gerar benefícios que vão do tratamento de fobias, pânico, tiques, tabagismo, alcoolismo, síndrome do pânico, obesidade, dificuldade de aprendizagem, ansiedade e depressão à superação da timidez e até da gagueira.

“Além desses, é indicado para pessoas que querem melhorar seu desempenho nos relacionamentos, na profissão. Candidatos que irão se submeter a provas. A Hipnoterapia aumenta a autoconfiança, segurança e a capacidade de falar em público”, finaliza.

 

Uma sessão de hipnose pode ser descrita em 5 etapas:

1ª Etapa: Entrevista

Na primeira sessão é feita uma pequena investigação do problema do cliente, ou seja o hipnoterapeuta tem que identificar as possíveis causas que levam ao desenvolvimento do problema ou dificuldade. Isso é feito a partir de uma entrevista em que será transmitido ao terapeuta todas as informações necessárias para o tratamento, para que este possa assim decidir qual o melhor caminho a seguir durante a terapia.

A partir destas informações o terapeuta organiza toda a estrutura do tratamento e elabora a sessão, que será feita à medida para cada cliente. Depois de estabelecida a relação inicial de confiança e segurança entre terapeuta e cliente e estabelecidos todos os objetivos terapêuticos, todas as dúvidas relativamente à hipnose são esclarecidas e o cliente poderá experimentar a maravilhosa sensação de entrar num transe hipnótico.

Algumas pessoas terão mais facilidade em entrar em transe e outras tem que aprender. Nesta etapa o hipnoterapeuta poderá fazer alguns testes ou exercícios com o objetivo de ensinar a mente do cliente a entrar mais facilmente no estado terapêutico de hipnose pretendido.

Em sessão, o cliente coloca-se de forma confortável, fecha os olhos e passa por um relaxamento em que há uma sensação de paz, calma e tranquilidade. Baixa-se a frequência mental, fixando-se um nível, a que chamamos de sono terapêutico. O cliente permanece acordado, mas experimenta uma sensação de muito relaxamento. Neste estado fica fácil para a pessoa ver e entender seus problemas e se prepara para um estado profundo de transe.

 

2ª Etapa: Aprofundamento

O processo de aprofundamento do relaxamento irá conduzir a um transe mais profundo onde é deixado de lado o filtro crítico da mente consciente (este fator crítico é como se fosse um empregado do subconsciente que bloqueia o acesso a ele). Uma vez que isto seja alcançado, existe a comunicação direta com a mente inconsciente, feita pelo hipnoterapeuta. Isto é importante, porque o aspecto principal da hipnose é exatamente conseguir com que a mente subconsciente aceite e concorde com as mudanças que serão propostas.

A mente fica mais tranquila e permite observar os assuntos em questão com uma nova e clara visão. Existem vários níveis de transe, e aqui a condução pode ser feita até o estado de analgesia e de anestesia se for o caso. Em casos de dores crônicas, o cliente é levado a um estado bem profundo, onde ele experimenta a total anestesia. Este tempo em que o cliente permanece em sono terapêutico equivale a 8 horas de sono fisiológico, tal é a profundidade do relaxamento.

 

3ª Etapa: Sugestões

Quando o cliente estiver em estado de transe, inicia-se a terapia. Chegou a hora de trabalhar a questão que motivou a sessão. Novas ideias e “sugestões” combinadas antes de iniciar a hipnose, são dirigidas diretamente ao inconsciente com o objetivo de efetuar as mudanças pretendidas. Durante o transe hipnótico, o cliente ficará consciente e ouvirá tudo que for dito. As sessões podem ser gravadas.

.
4ª Etapa: Saída do transe

No final do trabalho, o cliente é tirado do estado de transe e volta ao seu estado normal. Qualquer sugestão utilizada para produzir o estado hipnótico será então removida.

 

5ª Etapa: Conversa final e conclusão

Segue-se uma conversa final e a conclusão da sessão.

 

Sobre Ieda Sales

Ieda Sales é master coach, programadora neurolinguística, hipnoterapeuta e criadora do treinamento Despertar do Ser (www.despertardoser.com). E-E-mail para contato: contato@despertardoser.com.


comentários