Loja colaborativa materna oferece a opção de revezamento para mães cuidarem do próprio empreendimento e dos filhos

O mercado de trabalho ainda possui diversas dificuldades para o público feminino. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, as mulheres ganham quase 20% a menos que os homens ao exercer a mesma função. Após a maternidade, os problemas se tornam ainda maiores. Além de lidarem com uma dupla ou tripla jornada, elas também podem perder a única fonte de renda. Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), metade das mulheres perdem o emprego após a licença-maternidade.

Todas essas situações fazem com que cada vez mais mães optem por construir o próprio negócio. Outro levantamento feito pela Rede Mulher Empreendedora (RME), revelou que 75% das mulheres empreendedoras decidem entrar no mercado após a maternidade. Essa é uma excelente opção, mas, ao mesmo tempo, para quem precisa cuidar dos filhos, obter o próprio negócio também pode revelar diversas dificuldades.

Foi através dessas situações que um grupo de mães em Belo Horizonte encontrou a solução perfeita para conseguirem conciliar trabalho e maternidade. O Espaço Colaborativo Amor de Mãe, a primeira loja colaborativa materna do Brasil, nasceu com dois objetivos: valorizar o empreendedorismo materno e dar a oportunidade de mães ajudarem outras mães.

Oportunidade

A empresária, moderadora do maior grupo materno de Minas Gerais, o Amor de Mãe BH, e uma das idealizadoras da loja colaborativa, Márcia Machado, conta que após várias reuniões do grupo, percebeu-se que muitas mães tinham o mesmo problema: não conseguir cuidar dos filhos e do próprio negócio ao mesmo tempo. “Esse foi um dos motivos que nos fizeram embarcar nesse projeto da loja colaborativa. Lá, dezenas de mães vendem seus produtos e trabalham através de revezamento”.

Márcia explica que a loja possui 40 stands e a cada dia 6 mães se revezam para o atendimento aos clientes. “Além disso, temos um espaço confortável que permite a essas mães levarem seus filhos para a loja. Então, enquanto uma atende, as outras podem tomar conta das crianças”, completou.

Espaço Colaborativo Amor de Mãe

Após uma feira realizada pelas mulheres do grupo materno Amor de Mãe BH, nasceu a primeira loja colaborativa materna do Brasil. Com 40 stands, o Espaço Colaborativo Amor de Mãe conta com produtos variados vendidos pelas empreendedoras participantes. A loja está localizada no 1ª piso do Shopping Del Rey (Av. Presidente Carlos Luz, 3001 – Pampulha/BH).

Fonte: Márcia Machado, empresária e influenciadora digital do Grupo Amor de Mãe BH, com quase 15 mil pessoas. É casada, mãe de 2 filhos e madrasta de outros dois.


comentários