Especialista dá dicas para não errar e se proteger na época mais quente do ano

O verão e as férias estão chegando. Essa é uma das épocas mais aguardadas do ano para quem gosta de se divertir ao ar livre. Porém, muita gente se preocupa com a combinação entre praias, piscinas, calor e sol, que podem ser prejudiciais à saúde da pele e dos cabelos. Por isso, nesse tempo, especialistas destacam a importância de redobrar os cuidados e ficar atento aos riscos que a estação mais quente do ano apresenta.

A dermatologista, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em tricologia médica, Lívia Lavagnoli, concorda que o calor pode prejudicar mais a pele e cita os principais responsáveis pelo aumento de doenças e incômodos desse período. “No calor, nosso corpo fica mais exposto. Durante outros momentos do ano, não nos importamos em cobrir a pele, mas, no verão, esse hábito é mais difícil. Nessa estação, temos o costume de usar tecidos mais finos e curtos, por exemplo”, esclareceu.

A médica ressalta que, apesar da mudança de roupas, muita gente esquece de redobrar os cuidados. “Esse é o principal problema. É muito comum os pacientes passarem protetor apenas nas regiões visíveis e com pouca frequência, da mesma forma que passavam no inverno, por exemplo. Mas, no verão, suamos mais e temos uma parte muito maior da pele exposta. Então, tanto a área protegida deve aumentar, quanto a frequência de aplicações”, orientou. “Ainda é importante lembrar que, durante as visitas à praia, o protetor sempre deve ser aplicado após sair da água”, concluiu.

Além disso, esse é o momento em que o corpo mais precisa de hidratação e substâncias saudáveis. “Para manter a saúde da pele, nada melhor que beber muito líquido, comer frutas e legumes que possuam bastante água em sua composição, como melancia, pepino, melão e outras”.

Saúde dos fios

Para o cabelo, não é diferente. Lívia alerta sobre a importância de reforçar os cuidados com os fios nessa época do ano. “As piscinas cheia de produtos químicos, o calor, suor, a água salgada, quase tudo relacionado ao verão, pode prejudicar o couro cabeludo e os cabelos. Então, é fundamental intensificar a hidratação e o uso de cosméticos para proteger os fios. Nesse caso, a dica anterior também vale: não se esqueça de consumir muitos alimentos saudáveis ricos em água”, destacou.

Fonte: Lívia Lavagnoli, médica dermatologista, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em tricologia médica (@dralivialavagnoli).


atualizado em 27/11/2019 - 18:07

comentários