Experiências com trabalhos voluntários se tornou um item relevante a incluir no currículo

Em um mundo que ainda acontecem tantas adversidades, o trabalho voluntário se tornou uma peça fundamental para que os integrantes da sociedade possam ajudar uns aos outros. Não é à toa que além de desenvolver a compaixão e outros sentimentos, esse tipo de ação também é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, especialistas indicam que aprender a lidar com o próximo é o principal ponto para conseguir resolver situações interpessoais.

São esses pontos que tornam o voluntariado um processo que ganha cada vez mais adeptos. Porém, engana-se quem pensa que isso é um ponto negativo em relação ao ser humano. “Nesse sentindo, quando falamos que o voluntariado é algo bom para o currículo, por exemplo, existem pessoas que consideram esse apenas uma característica de interesse. Mas isso é um completo engano. Afinal, para conseguir realmente se sobressair, deve ser feito porque o indivíduo gosta. Só assim ele vai realmente aprender e conseguir utilizar em diversos aspectos da vida”, explica a fundadora e idealizadora do Projeto Roma Amor, Rosy Rosa.

Desenvolvimento profissional

No ambiente de trabalho, o voluntariado é considerado como uma ferramenta de aprendizagem. “É uma ótima escolha para impulsionar causas e aprender com o próximo. Além disso, aprimora habilidades e aumenta a empatia e o bem-estar. Pensando nisso, várias empresas, atualmente, têm preferido em sua equipe pessoas com um perfil voluntário. O engajamento nesse tipo de trabalho, passou a ser fator decisório em processos seletivos diante das várias habilidades desenvolvidas no olhar para o outro”.

Empresas também são destaque

E as empresas não estão investindo somente em funcionários com uma bagagem solidária, mas também em atuações no campo em nome próprio. Para Rosy, quando uma empresa atua de forma solidária e incentiva o voluntariado, possibilita tanto a transformação social quanto a mudança do próprio ambiente de trabalho. “Elas podem realizar o voluntariado de diferentes maneiras: investindo e patrocinando projetos, participando de ações pontuais de diferentes instituições e ONG’s, desenvolvendo seus próprios programas solidários e estimulando a participação dos seus colaboradores”, completou.

De acordo com Rosy, as instituições podem e devem se envolver com a solidariedade, pois esse tipo de ação traz benefícios para elas em todos os aspectos. “O retorno mais visível impactante é a sua imagem institucional vista de maneira positiva. Perante a sociedade, elas tendem a serem mais valorizadas e, consequentemente, se destacam no mercado”.

Roma Amor

O Roma Amor é um projeto que nasceu do objetivo de ajudar pessoas carentes e marginalizadas em todos os sentidos, desde dependentes químicos, familiares, com dificuldades financeiras, questões de saúde e outras. O projeto tem parceria e apoio do Centro Universitário Newton Paiva. Para mais informações, acesse: @rosyrosa.bh no Instagram ou @projetoromaamorcompromissosocial no Facebook.


atualizado em 16/03/2020 - 14:41

comentários