André Leonardo Couto – ALC/Divulgação.

Ao contrário de veículos populares e muito rodados, premiums bem cuidados e com baixa quilometragem podem gerar excelentes oportunidades de negócios

Sonhos de consumo da maioria dos mortais, automóveis luxuosos e superesportivos são veículos exclusivos e caros, que satisfazem os anseios de quem é apaixonado por máquinas que não estão ao alcance de todos. Poucas pessoas sabem, mas é possível estar de carro novo todo ano e, o melhor, ganhar dinheiro com isso. O empresário mineiro André Leonardo Couto é exemplo de como transformar uma grande paixão em negócio, com a fundação da ALC Veículos, agência que negocia carros de marcas renomadas, como, Mercedez- Benz, Porsche, BMW e Volvo.

Advogado renomado na área trabalhista, André Leonardo Couto sempre foi um entusiasta das supermáquinas. “As marcas que mais aprecio são BMW, Mercedez-Benz, Volvo e, sem sombra de dúvida, a Porsche. As três primeiras porque são clássicos mundiais e possuem veículos esplendorosos. Agora, a Porsche é uma mistura da primeira namorada, com a namorada mais bonita e com pitadas da namorada perfeita. Os veículos são fabulosos e quem puder ter um, eu friso, não deixe de tê-lo, porque a vida é um presente de Deus, mas saber aproveitá-la é um presente da sabedoria e o prazer em conduzir um Porsche é inigualável”, conta.

E justamente pela paixão pelos veículos mais exclusivos, André Leonardo Couto transformou o prazer de sempre ter carros novos e luxuosos na garagem em mais uma frente de negócio. “Sempre gostei de carros. Sem ninguém me ensinar, trocava meus veículos geralmente dentro do ano e com pouca quilometragem. Até que, em um determinado momento, optei por adquirir um automóvel de maior valor e, quando precisei vender, descobri uma loja especializada que não somente vendeu esse veículo em tempo recorde, mas também com ágio. Aí descobri que veículos premium novos e com baixa quilometragem são ótimos negócios e possuem uma liquidez quase igual ao dinheiro”, explica o advogado, que chegou a negociar sete veículos premium em um ano, apenas para uso próprio.

Com essa rotatividade positiva na garagem e percebendo que estava sempre de carro novo e ainda vendo o seu dinheiro rendendo, André Leonardo Couto decidiu fazer da sua paixão um negócio e, assim, surgiu a ALC Veículos, empresa que integra o recém criado ALC Group. “Há um conceito no mercado de que veículo não é investimento. E realmente não é mesmo, principalmente se tratando de veículos populares usados e com alta quilometragem. O mesmo não ocorre com os carros premium, porque geralmente são adquiridos zero km ou com no máximo dois anos de uso e com baixa quilometragem. Nos últimos anos, esses veículos tem demonstrado se tratar de um bom investimento, porque como não existem em grande escala e, ainda, com a alta do dólar e o baixo retorno dos investimentos bancários, o prazer se torna também um negócio, o casamento ideal, onde o divórcio somente existe para a aquisição de outro veículo ainda melhor e de maior poder aquisitivo. Geralmente quem investe em veículos premium vai só aumentando o valor do bem adquirido”, aponta o empresário.

Enquanto o surto de Covid-19 impacta diversos setores da economia de maneira negativa, o segmento de veículos premium acabou se valorizando ainda mais. “Durante o ano passado e o início desse ano, a pandemia acarretou a redução da produção da matéria prima para os veículos, o que fez com que as fabricantes reduzissem o número de carros fabricados e, com isso, hoje a oferta está menor do que procura, ou seja, não há veículos no mercado. Assim, o mercado de veículos premium passou a ter o que chamamos de ‘ágio’, ou seja, a pessoa adquire o bem pelo valor “x”. Quando o bem chega, em média 120 dias após a aquisição, ele consegue vender este veículo, por estar a pronta entrega, pelo valor ‘x’ + ágio. Já apurei hipóteses de marcas importadas em que o ágio pode chegar até 40% do valor do veículo”, relata.

Para fundar a ALC Veículos, sem deixar de estar à frente do seu escritório de advocacia, André Leonardo Couto passou a contar com um sócio comercial experiente em veículos premium. Cássio Alessi, que possui grande experiência na negociação de automóveis de luxo e esportivos, inclusive, em transações com o fundador da empresa, entende sobre o mercado de carros direcionados a públicos mais exclusivos.

Cássio Alessi aponta alguns motivos que são mais perceptíveis quando o comprador decide adquirir um veículo premium. “Sonho, desejo, confiança, potência e tecnologia embarcada. Além disso, há agora a grande tendência são os veículos híbridos e elétricos, que são ecologicamente corretos por terem baixa ou nenhuma emissão de poluentes, além de serem econômicos”, explica o profissional, que compartilha de uma opinião com André Leonardo Couto. De acordo com os sócios, os veículos à combustão estão com os dias contados.

Sobre a ALC Veículos

A ALC Veículos tem o seu ponto físico em Pedro Leopoldo/MG, cidade do Vetor Norte de Belo Horizonte, com demanda cada vez mais crescente por automóveis nos segmentos premium e esportivos. Porém, a agência já nasce conectada e a tecnologia será uma grande aliada. Por meio da web será possível negociar veículos de qualquer lugar do território nacional, com confiança, tranquilidade e segurança, características marcantes do grupo empresarial ALC Group, o qual faz parte o novo negócio no ramo automotivo.

ALC Veículos – empresa do grupo empresarial ALC Group

Instagram: @alcveiculos_

Telefone: (31) 3662-3862


atualizado em 27/01/2021 - 11:36

comentários