Entenda a importância de receber informação apropriada 

De acordo com a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (SITH), a cada 37 segundos uma pessoa morre no mundo devido a complicações da trombose venosa profunda. Enquanto isso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 45% das mulheres e 30% dos homens acima de 30 anos sofrem com as varizes no Brasil. Esses dados tem a ver com alguns fatores que podem influenciar no surgimento de tais doenças, mas, ao mesmo tempo, a desinformação também é um risco.

O angiologista e diretor da Clínica AngioGold, Carlos Eduardo Jorge, comenta que é muito comum pacientes chegarem com dúvidas e, até mesmo, informações erradas no consultório. De acordo com o especialista, esses pontos podem prejudicar o tratamento ou piorar quadros de pessoas que evitam buscar atendimento especializado. “Infelizmente, alguns boatos atingem muita gente. Alguns podem não ter efeito, mas outros podem ser prejudiciais. Então é necessário ficar atento, pesquisar notícias com credibilidade e sempre procurar um médico de confiança”, indicou.

Como identificar os sintomas?

Para varizes ou trombose, alguns sintomas iniciais podem ser parecidos, mas as duas doenças são diferentes e é necessário atenção adequada para cada uma. Por isso, procurar o médico logo no início, para ambas as situações, é essencial. 

Portanto, Carlos Eduardo ressalta a importância de ficar atento e procurar um especialista aos primeiros sinais. “Ao sentir dor, queimação ou sensação de peso nas pernas em situações incomuns, é recomendado realizar alguns exames de rotina para saber se está tudo bem. Caso esses sintomas se tornem mais fortes acompanhados de inchaços e coloração diferente na perna é fundamental procurar um angiologista e começar as avaliações”, completou.

Fonte: Carlos Eduardo Jorge, professor, médico angiologista e diretor da Clínica Angiogold, em Belo Horizonte.


comentários